20 março 2014

É primavera!


E chegou a primavera, às 16:57. Suzana Ferreira, astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa, explica que todos os anos o início da estação difere (por vezes é no dia 21), devido ao alinhamento da terra em relação ao sol e também porque a terra não é um círculo perfeito nem o seu movimento é igual.
A hora do início do equinócio da primavera depende portanto desses ajustamentos devido ao eixo de rotação do planeta e o mesmo acontece nas outras três estações. Os dias vão agora começar a ficar cada vez maiores até ao Equinócio do outono, quando voltam a ser iguais às noites.

A nossa querida "estação das flores" tem a origem do seu nome no Latim tardio prima vera e se deve ao fato de naqueles tempos da Roma antiga eles considerem somente a existência de duas estações climáticas. Uma de longa duração, composta pela soma do que chamamos primavera, verão e outono ao qual intitulavam veris, que mais tarde deu origem ao nome da estação mais quente, o verão, não se sabe quando porém em determinado momento uma parte correspondente ao começo do verão passou a ser chamada de primo vere (primeiro verão) que depois se tornou prima vera. A estação mais curta era chamada de hibernum tempus que gerou o que aqui chamamos de inverno.
Para ajudar nas limpezas de primavera pode ver AQUI e AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!