26 março 2014

Limpar brinquedos-


Da cama para a boca,da boca para o sofá,do sofá para o chão,onde passa o cão e depois volta para a cama e novamente para a boca...Ops o cão levou o peluche para o jardim!




Esse é mais ou menos o caminho de tantos brinquedos que andam aí por casa...Se isso ainda não aconteceu, tenha certeza,mais cedo ou mais tarde essas bacterias chegarão à boca, ao nariz e aos olhos de seu filho.É normal e só vai fortalecer o sistema imunológico dele.Vamos aqui é tentar ajudar a manter os brinquedos limpos. 

Brinquedos de metal-Limpe com pano humedecido em álcool  Caso o brinquedo tenha partes de ferro (pregos ou partes maiores), evite qualquer contato com água e verifique regularmente se nelas há eventuais focos de ferrugem.

Borracha:
AQUELES QUE FICAM NO LUGAR DO BANHO  Depois que tiver terminado, procure retirar a água do interior deles toda vez que forem mergulhados.

Peluche e tecidos
Muitos podem ser lavados à máquina, com o mesmo sabão utilizado na lavagem das roupas ou lençóis da criança, no ciclo de lavagem delicada . Caso haja alguma restrição do fabricante em relação ao uso da máquina, a saída é lavar os itens à mão ou a seco, em lavanderia especializada.



Depois da lavagem,  coloque-o para secar em local arejado e ensolarado. Deixe que seque bem antes de voltar a usá-lo, para que o enchimento não fique úmido e com mau cheiro. Pode-se também abrir os bonecos, retirar o enchimento e fazer a lavagem – porém, além de ser uma operação mais trabalhosa, há sempre o risco de falhas na “reconstituição deles” (e a dor de cabeça vai ser certa!).

Quando a ideia for somente retirar o excesso de pó sem lavar, bata bem os bonecos (em ambientes externos, se possível) e exponha-os ao sol. O procedimento vai reduzir eventual mofo e a presença de ácaros.



TALVEZ VOCÊ NÃO IMAGINE, MAS outra forma de acabar com alguns microrganismos é colocar tais brinquedos em sacos plásticos e levá-los a congelar por algumas horas.

Eletrónicos
Para estes, apenas espanador, flanela ou pano macio seco. Limpe somente a parte externa, não abra os aparelhos. Guarde-os em caixas, armários ou outros locais protegidos de poeira. No caso de brinquedos que não sejam usados regularmente, retire as pilhas ou, a cada 15 dias, deixe-os funcionando por alguns instantes, para que as pilhas conservem-se em bom estado e não danifiquem os circuitos internos.


Plástico
Limpe com pano humedecido em álcool . Peças que não acumulam água em seu interior podem ser lavadas com sabão ou detergente neutro. Itens pequenos podem ser colocados de molho por cerca de 30 minutos em água com detergente (para depois serem enxaguados e postos para secar). 

VOCÊ VAI SE SURPREENDER: os itens de plástico também podem ser coloca-dos na lava-louças.

Pode saber mais umas dicas de limpeza AQUI.




Kit básico para limpar brinquedos
 Manual de instruções do fabricante ou etiqueta (para bichos de pelúcia e tecidos). Leia sempre e siga à risca. O que é dito ali já foi testado e funciona 

Pano macio Pode ser do tipo flanela ou microfibra( daquele que não solta muitos pelos)

Álcool 70%  É o mais indicado para matar bactérias, mas nem sempre é fácil de achar. Procure em farmácias. Também serve em gel 

Sabão neutro  Prefira as opções líquidas, que deixam menos resíduos 

 Escova de dentes velha Para aqueles cantinhos difíceis 





Brinquedos com Plasticina(massinha no Brasil) 
Massa de modelar é sinônimo de sujeira, todo pai e mãe sabe. Mesmo para aquele micropedacinho grudado nas mil voltinhas do brinquedo, os fabricantes recomendam usar apenas as peças incluídas nos kits – como espátulas e facas de plástico, que podem ser lavadas e secas. 

Brinquedos com comida 
Fábricas de cupcakes, sorvetes, chocolates,algodão doce...Como limpar? Em geral, as peças podem ser lavadas com detergente ou na lava-louças. Isso deve ser feito após cada fornada de delícias. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!