Missão:Ajudar


Conheci a Anabela numa venda de garagem.Imediatamente senti uma empatia por ela!Sabe aquela pessoa que você acha logo com cara de gente boa?Foi isso que achei.Afinal não me enganei e passado mais de um ano que a conheço,lancei o desafio de responder uma perguntas aqui para o blog.Conheçam a Anabela Certã,mais um dos anjos anónimos que andam pelas nossas ruas...


1- O que é o grupo Mais Sorrisos, como e quando surgiu?
O Grupo Mais Sorrisos foi criado no facebook, existe há quase 2 anos (vamos festejar em Outubro o nosso segundo aniversario) e surgiu da necessidade que tínhamos de comunicar entre nós para organizarmos e planearmos as saídas de rua quando vamos distribuir alimentos, agasalhos, sorrisos e conversar um pouco com quem está na rua ou tem de recorrer a ela, mesmo tendo casa, para comer.
Mas o grupo de amigos que deram origem ao grupo Mais Sorrisos já existia anteriormente, na sua maioria já eram pessoas com larga experiência neste tipo de actividades e que já tinham passado por vários grupos e várias instituições de solidariedade, mas que por se encontrarem um pouco cansadas de regras e por as vezes não se identificarem com o modo de agir de outros grupos resolveram juntar-se e fazer as suas próprias saídas de rua.
Inicialmente o grupo era um grupo secreto, pois era só mesmo para “meia dúzia de pessoas” comunicarem e não tínhamos intenção de crescer, nem de nos promover, era simplesmente para fazermos aquilo que gostávamos de um modo simples, sem pressas, sem pressões ou obrigações…fazer com o coração 
Contudo a determinada altura acabamos por passar o grupo de secreto para fechado, mas visível a todos que se interessassem pela nossa causa, pois os nossos amigos foram adicionando outros amigos e fomos percebendo que havia pessoas que ouviam falar de nós, gostavam do que ouviam e que queriam conhecer o grupo, participar, acompanhar-nos e foi deste modo que o grupo foi crescendo tornando-se no que é hoje.
Prontos para uma saída

2-Qual é a finalidade do grupo?
A finalidade deste grupo é um pouco egoísta.
Ao contrário do que possam imaginar, não se faz nada sem esperar algo em troca e connosco também é assim.
O objetivo do grupo ou o que se que se divulga é que o grupo existe para ajudar, mas ajudar quem??
Ajudar os sem abrigo, famílias carenciadas, para prestar todo o tipo de ajuda que esteja ao nosso alcance e que nos permita levar alguns sorrisos e alguma paz, felicidade (mesmo que momentânea) a quem necessita.
O grupo existe para ajudar as pessoas, mas não são só as pessoas que recebem ajuda que beneficiam, mas também quem ajuda…pois o retorno que recebemos é tão, mas tão grande, que os voluntários acabam por necessitar muito disto e acabam por depender e beneficiar também eles do grupo e por isso dizemos que o objectivo também é egoísta, pois quem faz voluntariado de coração também depende da energia e do retorno que o voluntariado nos dá para viver bem e feliz  
3-Onde se situam?
doações na "loja"

A nossa loja Social ou seja o espaço físico, situa-se em Alfragide, na Praça António Macedo loja 7 A.
Mas o grupo actua e tem voluntários um pouco por todo o concelho de Lisboa, Cascais, Sintra, Amadora, Odivelas, Alverca, Vila Franca de Xira e as vezes até um pouco mais longe.
4-Como é constituído o grupo? Qual foi a vossa base?
A nossa base foi a amizade e a vontade de ajudar.
O nosso grupo tem 3 administradoras e vários voluntários activos e responsáveis por zonas de intervenção ou com tarefas distintas, para além disso temos outros voluntários pontuais que só participam em certas actividades como por exemplo as saídas de rua.

5-Como se costumam organizar e quantas saídas fazem normalmente por mês?
Organizamo-nos através do Facebook.
É no grupo criado no facebook que lançamos desafios, marcamos datas de saídas, planeamos as próprias saídas e damos a conhecer a todos os membros o que se vai fazendo por aqui e o destino que é dado as doações que recebemos.
Por norma saímos 1 a 2 vezes por mês, se bem que ultimamente tem sido mais vezes só 1 vez por mês…gostávamos de sair mais, mas como também apoiamos algumas famílias (de momento cerca de 20 famílias dependem de nós ), não nos é possível ir mais vezes.
Nem fisicamente, pois o desgaste e o tempo dispendido quer com as saídas e preparação dos alimentos, quer com a preparação e entrega dos cabazes alimentares as famílias é muito grande, nem monetariamente, pois cada saída para distribuir comida pelos sem abrigo e paga pelos voluntários que participam.
6-Que tipo de pessoas costumam participar nas saídas?
Todo o tipo de pessoas, não descriminamos ninguém, desde que as pessoas se sintam bem, estejam bem consigo próprias (é muito importante isso) todos podem participar.
Claro que é importante que as pessoas possam contribuir com algo, seja com alimentos confeccionados no próprio dia ou com alimentos para os kits que tentamos deixar (por norma composto por sumo ou leite, pão ou bolo, bolachas, fruta ...o que for possível angariar para deixar uma pequena refeição para o dia seguinte).
E é claro que deve haver algum cuidado principalmente se são adolescentes, devem ter um acompanhamento e ir porque querem e não que lhes seja imposto.
Irem com algum conhecimento da causa e com consciência do que ali se vai fazer.
7-O estado contribui com algum tipo de ajuda?De auxilio?
Como somos somente um grupo de amigos, não somos nenhuma Associação, nem Instituição não recebemos do estado nenhum tipo de ajuda no entanto e apesar de sermos um grupo informal temos recebido alguns apoios de algumas Associações que vendo o nosso trabalho e dando valor ao tanto que fazemos com tão poucas ajudas nos têm tentado dar algum apoio.
Temos também tido a sorte de alguns cantores, grupos desportivos etc, se terem interessado e acreditado em nós e terem realizado algumas campanhas de angariação de alimentos que foram muito importantes para nós.

8-Desde quando é que faz parte do grupo e o que mais a motiva?
Desde o inicio, uma vez que fui uma das fundadoras do grupo e o que me motiva é mesmo as boas energias que recebo, tanto do voluntariado que faço, como do grupo que pessoas que faz parte do Mais Sorrisos.

9-Para além de fazer parte do grupo, tem mais algum trabalho?
Com a Anabela e Elisabete numa venda de garagem

Sim, para além do trabalho que fazemos no grupo, tanto eu como a Elisabete (que é o meu braço esquerdo e direito e eu o mesmo para ela) temos os nossos empregos, assim como a maioria dos voluntários do Mais Sorrisos.

10-Não consigo fazer as saídas para distribuição,em que posso ajudar,quais as maiores necessidades do grupo?
Roupa, principalmente de homem, calçado, alimentos para entregar nos cabazes as famílias que apoiamos (ex. arroz, massa, feijão, cereais, leite, papas, enlatados, etc) ou para confeccionar comida para os sem abrigo, podem também ajudar colocando gosto nas publicações da nossa pagina publica, para tornar mais visíveis os nossos apelos e assim chegarmos a mais pessoas... tudo isto são formas de ajudar.


Isto porque nos temos o grupo que é onde se planeiam as coisas que vamos fazer, onde se conversa, acertam pormenores, etc. e temos a página publica (ou de likes) a partir de onde se partilham os apelos que fazemos exactamente por ser publica e visível a todos ao contrario do grupo onde as publicações mesmo que sejam partilhadas só são visíveis a quem faz do grupo.

O endereço da página no facebook: 
https://www.facebook.com/grupo.mais.sorrisos

Resolvi publicar novamente,quase um ano depois,pois é sempre bom relembrar!


Mensagens populares