31 agosto 2017

Preparar o começo das aulas


Organize o material escolar e a mochila: 
Renovar não significa comprar material novo. Claro que no começo do ano é necessário trocar muita coisa. Mas você pode aproveitar livros usados por outras crianças, encapar cadernos que já possuía, reparar lápis, estojo e mochila. Essas mudanças já deixam a criança motivada e ansiosa para usar o material, mesmo quando não é novo.



Arrumar o local de estudo:
 Para ter motivação de estudar, a criança precisa de um local tranquilo. Se o seu filho não tem um cantinho para estudar, é hora de providenciar um. Pode até ser a mesa da sala ou da cozinha, mas ele tem de sentir que aquele espaço é só dele na hora de fazer a lição de casa. Se o lugar disponível é a cozinha, aproveite para ir adiantando o jantar e assim vai dando uma ajuda se ele precisar

Retomar o que a criança mais gosta na escola:
 É hora de lembrar ao seu filho  tudo o que a escola tem de bom. Fale das pessoas que ele mais gosta e irá reencontrar, ajude-o a relembrar os passeios e atividades do outro ano que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, chame um ou mais coleguinhas para brincar com seu filho. É uma maneira de estreitar novamente as amizades e de fazer com que seu filho tenha ainda mais vontade de ir para a escola.

Voltar à rotina gradualmente: 
Nada de mudanças bruscas. Se o seu filho viu muita televisão nas férias e você quer que ele diminua a quantidade durante o período de aulas, tem de fazer isso aos poucos, pois as crianças sofrem mais com mudanças radicais. Vá diminuindo o tempo diário de TV gradualmente. O mesmo vale para as horas de sono, o horário de acordar, o tempo para brincar… Faça tudo aos poucos, de modo que seu filho não sinta que simplesmente parou de se divertir porque as aulas recomeçaram.



Dica :Faça o teste do peso da mochila de seu filho,caso esteja muito pesada,procure soluções...Cacifo na escola,cadernos menores,mochila com rodinhas...Lembre-se que o peso não deve ultrapassar 10% do peso da criança...


Passado o período de adaptação à nova rotina, tudo entra nos eixos. Mas se as manhãs continuarem sofridas por muito tempo, algo está errado.Será que ele realmente foi dormir no horário certo e teve um sono tranquilo? O recomendado para crianças em idade escolar é cerca de dez horas de sono – e soneca da tarde não entra na conta.
Tem outras dicas? Partilhe conosco!