Sim,existe dia oficial para montar a árvore de natal!



Já posso montar minha árvore?


Para a Igreja Católica, ainda não . A tradição manda esperar até o Advento, que é o período iniciado 4 domingos antes do Natal.

O Advento é um tempo de oração, reflexão e preparação para comemorar o aniversário de Cristo e os primeiros relatos dão conta de que foi estabelecido por volta dos século IV. Durante as 4 semanas, os fiéis celebram a espera pela segunda vinda de Jesus e, nos dias mais próximos ao Natal, recordam o nascimento em Belém.

A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas Maria, José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal. 

O presépio, diz a tradição foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. A orientação para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites.



Hora de desmontar

Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração é 6 de janeiro, o Dia de Reis. É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja.


Clique no link para dicas na hora de montar a árvore
Clique AQUI

Mensagens populares