16 dezembro 2017

Sair do seu pais não é fácil!




Nós que optamos ( por diversos motivos) por sair do Brasil não somos melhores do que ninguém, mas somos diferentes ...Parece que a gente consegue olhar a vida de cima, como num tabuleiro. Temos mais facilidade na resolução de problemas, somos desapegados ao que é material, não damos bola para o carro do ano, nossa vida cabe numa mala. Nossos filhos são mais independentes.Fomos forçados a aprender a aguentar a porrada, nosso coração criou uma espécie de capa protetora que nos permite viver longe de quem amamos e seguirmos em frente.
Parece fácil, mas imagine que nós não temos aquele almocinho feito pela nossa mãe há muito tempo e que, geralmente, sentam-se à mesa conosco pessoas que acabamos de conhecer....

Ao morar fora nós criamos laços fortes com outra cultura e costumes, estilos de vida, e passamos a nos distanciar de outros que tínhamos. Morar no exterior é escolher uma coisa e abrir mão de outras tantas. Aniversários, casamentos,formaturas nascimento e infelizmente mortes de pessoas queridas estaremos longe. Escolher sair da zona de conforto não é pra fracos!
Mesmo as tarefas simples da rotina se tornam grandes missões. É como voltar a ser criança e reaprender a falar, ler e escrever. No Brasil você era diretora de uma empresa, com um currículo de dar inveja, morava no lugar tal, frequentava lugares assim e assado. E agora? E no novo país? Independente de qual seja a sua situação, de uma coisa você pode ter certeza, você vai ser obrigado a RE-CO-ME-ÇAR. E para isso, sem a menor dúvida, precisará ser muito mais humilde.
Por fim uma dica:
Não faça amizades apenas com brasileiros.
Um exemplo meu: Nasci e cresci em Natal e conheci aqui fisioterapeutas do Rio Grande do Sul, arquitetas de São Paulo, administradores de Minas Gerais, psicóloga do Rio e jornalistas do Ceará. Quando eu teria chance de ter contato com essas pessoas no Brasil? Na pousada que minha mãe tinha.Durante anos convivi com pessoas de todo o mundo. Essa troca pode ser muito interessante, porque se você não teve oportunidade de conhecer tantas pessoas dentro das várias regiões do nosso país, pode ter agora essa chance. 
Por outro lado, com o tempo e a convivência você vai notar que existem também pessoas que a única coisa que você tem em comum é a capa do passaporte, e não necessariamente porque vocês dois estão aqui passando pelas mesmas coisas – estudando, trabalhando juntos, morando no mesmo bairro ou parte de um mesmo grupo – que vai rolar uma “química” e afinidade entre as pessoas.A partir do momento que você se limita a conviver somente com as pessoas que são familiares para você, perde-se uma incrível oportunidade de sair de uma coisinha chamada zona de conforto. Ao conhecer mais de outras culturas você cresce muito enquanto pessoa.Você poderá conhecer comidas, sabores, costumes, formas de fazer as coisas que você nunca imaginou que existia. Não mude para outro país para continuar vivendo o Brasil lá, você estará perdendo uma das maiores e mais ricas oportunidades da sua vida.

12 novembro 2017

Destralhar a casa em 15 dias,parte 2

Te entendo se você acha que 15 dias é muito tempo. 
Mas pensa comigo: a tarefa de desapegar das coisas, de tudo de uma vez, não parece grande demais? Às vezes parece tão grande, mas tão grande, que desistimos antes de começar, tipo não vou conseguir fazer tudo mesmo, então nem vou começar. 


Pode ver aqui os primeiros 7 dias desse desafio





Dia 8

Brinquedos:  Existem várias maneiras de envolver as crianças na doação de brinquedos – verifique o que funciona melhor na sua família, e se possível, leve as crianças quando for doar os brinquedos. Pode ser uma experiência transformadora pra vocês.
Tenha grandes cestos ou caixas plásticas para organizar os brinquedos. Crianças alérgicas agradecem se no quarto os brinquedos estiverem fechados para não apanharem pó.
Pode ver outras dicas aqui e aqui,basta clicar!


Dia 9


Itens de viagem: malas, necessaires e afins. Sei que muitas coisas desse tipo são caras, então não sou louca de dizer que você deve se desfazer completamente. Tire as coisas do lugar para saber quais itens você tem, e qual o estado deles. Avalie com cuidado, e se puder se desfazer de algo, encaminhe pra doação.



Dia 10
Bolsas e sapatos
Os sapatos geralmente são os mais difíceis de serem guardados, por isso vamos começar com eles:

Encontre mais espaço: a dica mais preciosa pra começar a organizar o armário é tirando todos os pares que você não usa mais, os que estão apertados, velhos ou estragados. Doe os que estão em boas condições e jogue fora os que não tem mais como usar ou arrumar. Se você não consegue se desfazer, uma dica boa pra começar a doar é olhar para o sapato e pensar quanto tempo faz que você não o usa, se sua resposta for mais de 1 ano, já separe para doar pois com certeza você não usará mais, dessa forma você vai liberar mais espaço  para os pares que realmente usa e ainda de quebra dar os que não usa pra alguém que esteja precisando.
garrafas cortadas ajudam na organização

Separe por uso: a primeira dica na hora de separa-los no armário é organiza-los por uso. Deixe os que você mais usa diariamente na frente, próximo das mãos e ao alcance dos olhos



Dia 11
Bijouterias
Verifique todas,o estado de cada uma e organize. Pode ver aqui algumas dicas,basta clicar.

Encontre mais espaço: a dica mais preciosa pra começar a organizar o armário é tirando todos os pares que você não usa mais, os que estão apertados, velhos ou estragados. Doe os que estão em boas condições e jogue fora os que não tem mais como usar ou arrumar. Se você não consegue se desfazer, uma dica boa pra começar a doar é olhar para o sapato e pensar quanto tempo faz que você não o usa, se sua resposta for mais de 1 ano, já separe para doar pois com certeza você não usará mais, dessa forma você vai liberar mais espaço no closet para os pares que realmente usa e ainda de quebra dar os que não usa pra alguém que esteja precisando.

Separe por uso: a primeira dica na hora de separa-los no armário é organiza-los por uso. Deixe os que você mais usa diariamente na frente, próximo das mãos e ao alcance dos olhos. Outra dica na hora de separa-los é: para visualizar um número maior de sapatos quando organizá-los na prateleira, coloque um par na frente e o outro atras, ao invés de colocá-los lado a lado. Desta forma você visualiza um número maior de calçados. Os sapatos que geralmente são usados apenas durante compromissos a noite em jantares, festas ou baladas, podem ser deixados logo acima ou abaixo dos de uso diário.



dias 12,13 e 14
Guardei o melhor para o final, e foi de propósito. Roupas e itens do tipo são as mais difíceis de desapegar, mas se você cumpriu o desafio até aqui, tenho certeza que já viu os benefícios no resto da sua casa e vai ter energia e disposição de sobra pra chegar até o fim. Livre-se do que é velho e gasto, e abra espaço para o novo!
Os três últimos dias são inteiramente dedicados ao seu guarda-roupas ou closet. Divida-os como achar melhor: um dia para camisas, camisetas e blusas, outro pra calças, saias, shorts, e o último para vestidos e roupas de banho, por exemplo. Ou divida por setores do seu armário, o que funcionar melhor pra você. 
Pode encontra dicas AQUI e aqui uma listinha de perguntas que vão facilitar na hora do desapego 


Dia 15 e ultimo!

Decoração festiva: Natal chegando, e eu sei que você tem pelo menos um conjunto de pisca-pisca que não funciona mais porque queimou uma lâmpada, e você não sabe qual.
 Lixo. 
Enfeites de Natal que você não curte muito, lixo. 
coisinhas de halloween que já não assustam, lixo. O Papai Noel que rebola e canta você pode guardar. Ele é bonitinho.


Sua casinha deve estar um brinco! Tudo no lugar e é hora de sentar e aproveitar.Tenho certeza que, se você realmente quiser, ao final dos 15 dias você vai mudar sua casa pra melhor.

Deixo esse filme com imagens para se inspirar! 




 Quero ver todo mundo postando o progresso no Instagram, usando a hashtag #destralharem15dias 


E não se esqueça de compartilhar o desafio no Facebook, no Instagram, sinal de fumaça, qualquer coisa tá valendo – quem sabe você não anima seus amigos, família, colegas de trabalho a transformarem suas casas também?


11 novembro 2017

Destralhar a casa em 15 dias




Te entendo se você acha que 15 dias é muito tempo.
 Mas pensa comigo: a tarefa de desapegar das coisas, de tudo de uma vez, não parece grande demais? Às vezes parece tão grande, mas tão grande, que desistimos antes de começar, tipo não vou conseguir fazer tudo mesmo, então nem vou começar.
Por isso, vamos fazer tudo com calma. Uma coisa por vez, um bocadinho por dia. Vamos começar agora, e antes de chegar o NATAL tudo vai estar pronto. Já pensou que beleza, chegar no final do ano com sua casa destralhada? Hoje deixo aqui a primeira semana dessa tarefa.

Dia 1

Preparação: no primeiro dia, você vai se preparar – e preparar os outros – psicologicamente para os próximos 15 dias. Junta o pessoal da sua casa na hora do almoço ou do jantar, manda no grupo da família, sinal de fumaça, qualquer coisa: a galera precisa saber que, nos próximos 15 dias, o bicho vai pegar. Se todos estiverem envolvidos, melhor ainda porque o trabalho vai ser muito mais rápido; se não, mantenha o foco no que você pode fazer. Depois que você tiver terminado, tenho certeza que os outros vão se inspirar!

Comece hoje pelo banheiro. Veja a validade dos produtos de higiene, jogue fora aquela meia dúzia de shampoos que estão no fim, aquelas escovas e pentes que você não usa mais, enfim – esses dois dias são pra você revirar seus banheiros de cima a baixo. Aproveite pra ver se você está guardando alguma coisa que não deve no seu banheiro – veja mais dicas nesse post aqui,basta clicar e aqui também

Dia 2
(escritório,mesas e papeis...)
Sabe aquela gaveta cheia de coisas e coisinhas? É hora de encarar. Dê um fim nos clipes enferrujados, canetas que não funcionam mais, todo tipo de material de escritório ou estudo que você não use mais.Facilite a limpeza da sua casa e destralhe todas as superfícies das mesas. Quanto menos coisas sobre as superfícies, mais fácil é pra limpar.
 Relembre por quanto tempo você deve guardar seus documentos, e mãos à obra. Fica aqui o link para saber o que arrumar e o que deitar fora.

Dia 3
Se você não tem animais, pode usar esse dia como continuação do anterior. Se tem, é hora de rever brinquedos, bugigangas, roupinhas,escovas e afins do seu animal de estimação.

Roupas de cama/banho
 Lençóis furados, fronhas de travesseiro sem par, toalhas rasgadas – se você puder doar, tenho certeza que serão muito bem vindos a qualquer pessoa ou instituição que precise. Lembre-se, o desafio do desapego não é apenas desapegar por desapegar: faz bem pra sua casa, pra você, e para os outros.


Dia 4
Despensa
 Aproveite pra tirar tuuuudo de dentro da sua despensa ou armário de cozinha onde você guarda alimentos, pra limpar prateleiras e colocar em prática um inventário de despensa. Verifique a validade dos mantimentos, jogue fora o que estiver vencido, e organize o restante no espaço já limpo. Aqui pode ter uma listinha para a despensa
Frigorifico e arca: assim como na despensa, tire tudo de dentro  (se precisar, tire o equipamento da tomada), e jogue fora o que estiver vencido, assim como sobras de comida que você não sabe quando foram guardadas. Pra limpar a geladeira e o freezer por dentro, um pano macio embebido em uma misturinha de água com um pouco de bicarbonato de sódio deve resolver. O vinagre tambem elimina cheiros-


Dia 5
Potes de cozinha: reza a lenda que cada meia perdida vira uma tampa de pote de cozinha. Mas hoje você vai combinar todos os potes com suas tampas e todo mundo que ficar sem par… não necessariamente precisa ir para o lixo. As tampas sim, mas os potes você pode guardar até o final do desafio. Eles podem servir pra organizar algum espaço que precise.
Utensílios de cozinha: chegou a hora daquela outra gaveta. Aquela segunda, terceira gaveta da sua cozinha. De quantas colheres de pau você precisa? Quantas peneiras? E pegadores de macarrão? Desapegue geral e veja sua gaveta se transformar.


Dia 6


O carro!
Pegue um saco de lixo, entre no seu possante e verifique todos os compartimentos – porta-luvas, portas, perto do câmbio, porta-garrafas, porta-malas, em baixo dos bancos (ou sobre os bancos!). Jogue fora o que precisar, e organize o restante, de preferência fora do seu carro e no lugar correto. Pode ver aqui dicas para limpar o carro,basta clicar


Dia 7 e quase metade arrumado!
(aplicativos,pc,filmes e fotos...)
  Hoje você vai passear pelos seus aplicativos e deletar o que não usa mais.
Faça uma limpeza nos programas que você não usa mais, e se conseguir, também nos seus arquivos. Aposto que tem arquivos aí que você nem sabia que tinha – isso é um bom sinal de que você não precisa mais deles.
 DVDs que você não assiste há anos porque tem Netflix, aqueles jogos de um videogame que está encostado faz tempo, jogos de tabuleiro que estão juntando poeira ou jogados no fundo de um armário – fim neles.
Fotos físicas e virtuais: primeiro, salve no computador as fotos que estão no seu celular, e apague-as do celular. Mergulhe nas fotos, apague ou rasgue as repetidas, aquelas que não trazem boas lembranças, e mantenha apenas o que te traz alegria.


Amanhã posto os outros dias!Quero ver todo mundo postando o progresso no Instagram, usando a hashtag #destralharem15dias

26 agosto 2017

Sabado,dia de limpeza?




E aí em casa,sábado é dia de limpar e organizar a casa? Veja NESSE LINK varias ideias para simplificar esse dia de limpeza.
Se gostou,partilhe com uma amiga e bom sábado!

22 agosto 2017

Quem não tem tralha sentimental?



Todo mundo tem espaço limitado (por maior que seja), então não dá para guardar tudo. Muitas coisas também são guardadas por tanto tempo, que acabam perdendo o significado, as vezes temos papéis guardados que nem sabemos mais porque estão lá. Temos que manter o que é realmente importante e separar do que é lixo, para dar espaço ao presente e ao futuro. Se livrar de itens com algum valor sentimental não é fácil. Pode ter muitas emoções envolvidas, e vamos combinar, aquelas coisas que você tem faz anos e anos é difícil de ver ir embora. Algumas vezes não queremos nos livrar de itens porque temos medo de perder a memória que o item nos proporciona. Dá para entender esse pensamento, mas tem outros jeitos de honrar nosso passado e manter a memória viva daquilo que é precioso para nós e para a nossa família sem manter itens velhos que você não usa, não tem onde guardar e se acumulam pela casa.



Para ficar mais fácil você pode começar por aqui:
1- Tirar uma foto do item e manter somente a foto (que pode ser apenas um arquivo digital mesmo). Isso funciona muito bem para arte das crianças, cartas, bilhetes e outros projetos manuais.
2- Rever tudo o que tem de itens sentimentais e pense se esse item poderia ter uma outra casa, se aquilo talvez possa significar mais para outra pessoa querida. Saber que o item terá um lar melhor ajuda no processo de doar. A doação pode ser para desconhecidos, como brinquedos antigos para crianças de um orfanato por exemplo. Pense em como eles vão aproveitar muito mais do que se esses brinquedos ficarem empoeirando no seu armário.
3 – Só mantenha itens sentimentais que tenham lugar para serem guardados, e estipule um espaço máximo que esses itens podem ocupar. Uma ou duas caixas são ideais para famílias pequenas para pequenos itens.
4 – Itens que não terão utilidade para outras pessoas e não trazem nenhuma memória muito especial, ou ocupam um espaço maior do que o seu significado, vão para o lixo. Sem dó e sem olhar duas vezes.
5- Os itens que você escolher manter serão valiosos para você, então tome cuidado deles e guarde eles em lugar apropriado. Deixe eles longe de humidade e do calor, não deixe junto com coisas que você usa regularmente. Eles não devem ficar no meio do caminho do seu dia a dia, devem ter seu cantinho especial. Se estiverem em caixas, coloque etiquetas nelas para você saber o que tem dentro.
6 – De vez em quando faça uma revisão nos seus itens sentimentais. Dá para achar alguma coisa que não faz mais sentido guardar e pode jogar fora ou doar
Aqui em casa eu acho que esse é o tipo de bagunça mais complicado de tratar. Hoje eu não ligo muito para itens que me trazem boas memórias (pois já tenho as memórias, não acho que eu precise ter os itens na mão para “ativar” a memória), mas antigamente eu guardava todo papelzinho, bilhetinho de amigas, cartões de aniversário, papel de bombom, etc.  Hoje não tenho mais nem 5% dessas coisas, ou doei ou joguei fora. Já meu marido liga muito para isso e nunca quer doar nada que um dia tenha sido importante para ele. Então ainda temos algumas caixas de bagunça sentimental e  caixas com “lembranças”, incluindo fotos. Meus planos são sempre diminuir essa quantidade de tralha sentimental, e um dia, ter apenas uma caixa, com aquilo que é mais importante mesmo, e que traz boas lembranças.

Como é na sua casa? Tem muita tralha sentimental?

26 maio 2017

Dicas de organizaçao


Organização é muito pessoal e o que funciona comigo pode não funcionar com você não é?
 Pense no seu estilo de vida ,no uso que dá a cada divisão da casa. Será a melhor solução!
Seu objetivo deve ser o de reorganizar o espaço escolhido e criar áreas para diferentes atividades, portanto qualquer coisa que não se encaixe em uma dessas atividades deve ser removido da sala.


Algumas dicas:
- Mantenha apenas o que você realmente usa no local;
- Um armário de roupas, será mais organizado se você manter apenas o que você usa, portanto faça uma triagem;
- Em seu banheiro, verifique as datas de validade dos produtos e medicamentos e jogue fora o que estiver vencido;
- Mantenha apenas o necessário em sua casa;
- Caixas transparentes e etiquetas sempre facilitam na hora de procurar alguma coisa;
- Pense sempre nas atividades que você desenvolve em cada área de sua casa. Os itens que você usa com mais frequência devem estar em locais mais acessíveis;
- Inclua na sua rotina diária um esquema de limpeza e de organização

- Guarde os potes um dentro do outro e as tampas ao lado. Dessa forma fica mais fácil de achar e aproveitar os espaços. Jogue fora os potes velhos
e por fim,
ARRUME A CAMA TODOS OS DIAS. Leva apenas alguns minutinhos e dá uma diferença enooorme na organização.
Se cada cantinho estiver organizado você vai encontrar tempo para manter as coisas em ordem e principalmente, encontrar mais tempo para outras coisas que goste de fazer!