10 julho 2014

Verdade ou mito?


Em tempos de crise as mulheres querem mesmo soluções práticas e baratas. 
Desde sempre que ouvimos os truques infalíveis de beleza das nossas mães e avós, mas será que ainda  são válidas? Para vocês que adoram novidades e informações sobre beleza este post é essencial para saber se os truques  são de facto verdade ou mito.




Cloro deixa o cabelo verde?
MITO. Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba por deixar a pigmentação do cabelo esverdeada.
Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo. Dica: Para tirar a cor do cabelo os especialistas recomendam lavar o cabelo com vinagre morno ou leite morno por aproximadamente cinco minutos.


Rodelas de pepino geladas suavizam olheiras?
VERDADE. Podem amenizar temporariamente olheiras, por conta da constrição dos vasos da região que a temperatura baixa causa. Mas o resultado poderia ser obtido também com compressas de água gelada ou chá de camomila gelado.


Óleo de amêndoas doces previne as estrias?
VERDADE. Este óleo é altamente hidratante e ajuda na elasticidade da pele evitando as ruturas no tecido que causam as tão indesejáveis marcas brancas e vermelhas.

Pasta de dentes seca as borbulhas?
VERDADE. As borbulhas secam devido à composição de ácidos e mentol presentes nas pastas dentais. Mas cuidado: o creme dental resseca a pele e, por ser abrasivo, pode irritar e até aumentar a inflamação da acne. O ideal é consultar um dermatologista para um tratamento mais adequado de acordo com cada tipo de pele.



Deixar o creme no cabelo faz com que este fique mais hidratado?
MITO. O condicionador abre as escamas dos fios para poder penetrar e tratá-los. Ao deixar o produto no cabelo, estas escamas não se fecham, os fios de cabelo acabam por ficar mais elásticos, logo mais propícios à quebra.



Depilar com lâmina engrossa os pelos?
MITO. Temos esta impressão porque o pelo é cortado no meio da haste (que é um local onde o pelo é mais grosso). O modo de depilar não interfere na característica do pelo. Se assim fosse para as pessoas que sofrem de queda de cabelo bastaria passar uma gillette e o problema ficaria resolvido. Mas, ao escolher os métodos com cera, seus pelos tendem a diminuir com o tempo porque o facto dos pelos serem puxados pela raíz faz com que os mesmos enfraqueçam.

Tirar as cutículas faz com que cresçam mais?
VERDADE. Retirar as cutículas das unhas é um trauma local e o corpo responde ao estímulo aumentando a produção de peles para proteger mais a área agredida.



Tomar banho frio mantém o bronzeado?
VERDADE. O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem a contracção dos vasos sanguíneos os banhos frios conservam mais o bronzeado.


Tirar as sobrancelhas com cera deixa as pálpebras flácidas?
VERDADE. A pele próxima da região dos olhos é muito fina e delicada, e isso inclui as sobrancelhas. O processo de depilação com cera nessa região faz a pele ser puxada repetidamente, acabando por causar flacidez.


Deve-se deixar as unhas sem verniz para que estas possam “respirar”?
MITO. As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não têm necessidade de “respirar”. O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da utilização contínua de vernizes que possuem tolueno, benzeno e formaldeído (compostos muito agressivos para as unhas). Para a saúde das unhas, é sempre bom optar por esmaltes que não agridam as unhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!