04 julho 2014

Os cães e o sol


Cães e gatos também precisam de proteção solar, dizem os veterinários especializados em patologias cutâneas, e por isso o mercado de produto para animais agora oferece protetor solar para cachorro. 
Mas, calmaaaaa!Nem todo cachorro precisa do protetor solar. É verdade que todos eles devem ser protegidos da superexposição solar, mas isso quer dizer não passear com o cão em horários em que o sol está muito quente (ou passar o protetor solar somente quando o cão precisar ser exposto ao sol).


Quais Cães Precisam de Protetor Solar

Alguns cães mais sensíveis ao sol, porém, vão precisar do protetor com mais frequência. Esses são os cães de raça sensíveis aos danos solares, aquelas com histórico de câncer de pele ou outros problemas cutâneos; os animais albinos ou com algum tipo de despigmentação e os cães com pouco pelo.


As áreas mais afetadas são as orelhas e o focinho, mas algumas raças desenvolvem melanoma ou dermatites causadas pelo sol, no tronco. Essas raças são boxer da cor branca, dálmata, wippet, stattfordshire terrier americano e o bull terrier da cor branca. Como você pode ver, cães brancos com poucos pelos também são sensíveis e podem precisar do protetor solar para se proteger da dermatite solar ou melanoma.

Os cães que já desenvolveram a dermatite solar precisam do protetor como forma de tratamento, a exposição ao sol pode piorar muito a situação. A doença aumenta a sensibilidade ao sol e, em casos mais graves, essa sensibilidade é extrema. Para esses casos, é necessário protetor solar sendo reaplicado ao longo do dia, com FPS 15 no mínimo e à prova de água.

Cães que não estão nesse grupo de risco precisam do protetor solar nas orelhas e focinhos nas épocas em que o sol está mais forte, como no verão, principalmente aqueles que possuem quase nenhum pelo nessas partes.



Deixo aqui alguns links sobre isso:
http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=84033&view=previous
http://www.tiendanimal.pt/dermoscent-protetor-solar-para-caes-p-7794.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!