03 fevereiro 2014

Um bolo delicioso sem glúten e sem leite!

Vi a Nigella fazendo essa receita e fiquei logo com vontade de fazer! Na mesma semana fiz e adorei a receita.Depois disso já "inventei " de maneiras diferentes...Nem sempre tenho a quantidade exata das amêndoas,como hoje e completei com nozes e farinha de trigo.Já fiz apenas com farinha de trigo e o bolo é gostoso da mesma maneira.

Bolo de  Clementinas

4 ou 5 clementinas (370grs)
250g de amêndoas moídas
225g de açúcar 
1 colher de sopa de fermento em pó
6 ovos
Manteiga

Modo de preparo
Cozinhe as tangerinas em água durante duas horas,ou até que fiquem macias.  Retire do fogo e deixe esfriar. Esprema as tangerinas com as mãos para tirar o excesso de água.Eu abro ao meio e vejo se tem ou não caroços... Ponha na bimby ou copo, com casca e tudo, e triture até formarem um purê.

Acrescente as amêndoas moídas, o açúcar , o fermento e os ovos. Bata novamente no processador. 

Unte com manteiga uma forma desmontável de 20 cm e forre o fundo com papel vegetal, pois o bolo fica úmido. Despeje a massa  e leve ao forno a 190ºC durante 1 hora.Essa é a parte que a Nigella recomenda,como tenho uma boa forma,arrisco sempre :)
As minhas no fogo,eram pequenas.


Não usei a forma de aro...

Acabou na manhã seguinte ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!