Pages

17 abril 2015

O segredo está na massa!

A maioria das pessoas pensa que cozinhar massas é simples e fácil. Basta colocar  numa panela com muita água, deixar cozinhar e pronto! As massas contém muito amido e não se pode esquecer isso quando as cozinhamos. Vamos ver quais são segredinhos básicos para uma massa mais deliciosa... não se preocupe... nada de tão difícil ou impossível a ponto de você desistir de comer o seu delicioso macarrão!



ESCOLHER BEM O TIPO DE MASSA
Se você levou muito tempo para fazer aquele molho  delicioso e especial e não conseguiu um bom resultado, provavelmente é porque você não soube escolher o tipo de massa.
Guarde este segredo: as massas raiadas são especialmente feitas para reter e absorver mais os molhos. Outros detalhes sobre os tipos de massas:
as massas longas e finas são mais próprias para molhos mais líquidos, que deslizam nelas;
as massas estriadas (pennes) e em espiral são perfeitas para um molho de tomate mais espesso;
as massas curtas e um pouco abertas são ideais para os molhos com pedacinhos dos ingredientes.

COLOCAR ÁGUA SUFICIENTE
As massas são alimentos que precisam cozinhar num grande volume de água. Coloque 1 litro de água para cada 100 g de massas, se você quiser ter certeza de obter massas al dente.

NÃO COLOCAR ÓLEO NA ÁGUA
Muitas pessoas colocam um pouco de óleo na água do cozimento para evitar que as massas colem. Ele só evita que se crie espuma no cozimento e pode impedir que o molho adira bem à massa, selando-a.

RESPEITAR O TEMPO DE COZIMENTO
Se você quiser obter massas bem "al dente", observe regularmente o cozimento, provando a massa antes do tempo de cozimento indicado na embalagem. Evite cozinhar muito o macarrão pois isto tem influencia não somente na textura da massa mas também sobre o índice glicêmico (uma massa "al dente" demora mais a ser digerida e libera mais lentamente o hidrato de carbono, assim não aumenta rapidamente o teor glicêmico no organismo).

NÃO ENXAGUAR EM ÁGUA FRIA
Seus convidados acabam de telefonar para avisar que chegarão com atraso e você não encontrou nada melhor que parar o cozimento das massas, enxaguando-as em água fria? Que pena! Isto vai tirar todo o amido delas, o que vai impedir que o molho fique bem aderido a elas... É por isto que o único caso em que passamos as massas na água fria é quando vamos utilizá-las em salada. Mesmo assim, os mais puristas, dirão que  isto altera o gosto e aconselham, portanto (para que elas não colem entre elas), colocá-las de preferência em um recipiente largo e raso e acrescentar um pouco de azeite.

UTILIZAR UMA ESCUMADEIRA
É um hábito que quase todos nós temos: escorrer as massas num coador ou escorredor de massas. Seria melhor utilizar uma escumadeira. Você pode assim colocar as massas diretamente na frigideira, onde você preparou seu molho e utilizar um pouco da água do cozimento para ligar tudo.Salve sempre a água que cozinhou a sua massa!

Texto adaptado e inspirado no blog thekitchn.com