06 novembro 2014

O novo whatsapp

Dizer um belo e sonoro não é um  tabu no Brasil. Muitas vezes deixa-se de perguntar o que quer apenas para não constranger o outro.
 Aqui é  normal perguntar: 
“Podes me dar uma carona? 
– Não, tenho um outro compromisso hoje”. 
Tudo normal, direto, sem rodeios. No Brasil, é mais complicado pedir.A pessoa vai ficar sem graça de dizer que não, talvez desvie o caminho para me dar a tal da carona e depois comente em casa o quão folgada fui em fazer o pedido.

A questão da negativa também vale para qualquer convite.
Muitas vezes nas férias lá recebiamos algum convite que não conseguiamos aceitar,ou por já ter coisas marcadas,ou por estarmos um bocado longe.Agradecia e dizia que não dava.Que ofensa! Brasileiros preferem ouvir que vou tentar ver se encaixo, mesmo sabendo que isso não vai acontecer. O não ofende.

No entanto, o que me ofende muito mais é o inverso de dizer não. Já convidei amigos para um café, que me responderam sorridentes que sim, mas que não apareceram. A ofensa de “dar o cano”pra mim é incalculável, já a negativa é honesta e me facilita a vida . 
. Para dizer não no Brasil, é preciso ter um arsenal de desculpas: todas tão mirabolantes que no fim quase dá um livro.
É tão mais simples: obrigada, mas já tenho um outro compromisso nesse dia. E mesmo na hora de ir: Tchau, tenho um compromisso agora. Assim, sem qualquer adendo, sem qualquer informação adicional.A vida ainda é sua!

Creio que a franqueza gera confiança e a certeza de que um não é tão honesto quanto um sim. Por isso, quando conhecer uma pessoa assim como eu, nunca se despeça dizendo: “A gente se vê! Eu te ligo! Vamos marcar um café uma hora dessas”. Eu se gostei de lhe conhecer certamente vou anotar seu telefone,ligarei e marcarei o tal café. E pode ter certeza: mesmo que  seja daqui a um mês, vou estar lá e vai chegar na hora certa. Isso se chama respeito e não grosseria.

Agora anda tudo maluco reclamando que no novo whatsapp a pessoa conseguirá ver quem leu e quem não leu o que vc escreveu...Vendo as noticias sobre o assunto e os respectivos comentários me divirto ao ver o quanto o que os outros vão pensar ainda é importante.

Sim,recebi mensagem no whatsapp e não li,qual o problema?A pessoa leu e não respondeu.Pronto,não é o fim do mundo,ou não teve vontade,ou o que voce escreveu não é assim tão importante ou apenas ignorou o seu comentário.Isso não significa que não gosta de voce!Menos síndrome de coitadinho,bem menos...
Hoje me dei conta que  endureci. Quando o cheiro do Brasil ainda estava nos meus ombros, eu mantinha a falsa polidez latina de dizer “talvez” no lugar de dizer “não”, “interessante” em vez de “não gostei” e me despedir com um “a gente se vê” com a certeza de que nunca mais vou ver a pessoa na vida. 


Por aqui, as coisas são mais diretas e de certa forma, me deixam mais feliz. Não é não, sim e sim e ninguém bate na sua porta antes de marcar hora . E nem chega atrasado.Isso deve espantar a grande maioria dos meus amigos no Brasil...
Pode ler sobre essa novidade na aplicação clicando AQUI e divirta-se lendo os comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!